LX Rural – O mercado tendência

Localização

Arrisco dizer que é um dos motivos pelo qual gosto tanto deste mercado. Não é aquilo que nos faz voltar ( o que nos ”agarra” é mesmo a qualidade dos produtos e e a simpatia das pessoas) mas é o que nos leva até lá numa primeira vez!

O LxRural fica dentro do ”Lxfactory”, provavelmente um dos espaços mais versáteis e carismáticos da cidade!

Neste ”mini bairro, dentro do bairro” podemos experimentar óptimos restaurantes, cafés cheios de pinta, lojas de autor (de decoração, principalmente) e, claro está, fazer compras biológicas/deliciosas ao Domingo, neste mercado pequenino e super acolhedor.

BÓNUS: Direções aqui.
Filosofia

Aqui, o objectivo é trazer até Lisboa produtores que por norma não encontramos nas grandes superfícies. Que produzem com qualidade, com sustentabilidade, com sabor e com detalhe. Que não encontramos por aí… mas que encontramos todos os fins de semana, neste local! Inicialmente limitava-se a ”trazer” produtores do Oeste, sendo que está ”mais nacional” a cada fim de semana que passa.

Destaques

Se ainda não estão covencidos a passar por lá no próximo Domingo, dou-vos uma mão cheia de motivos para visitar o LX Rural:

  1. A banquinha do pão. Quando cheguei a casa, ao fatiar o pão de alfarroba, senti logo aquele cheirinho a ”Algarve” na cozinha. Muito bom, super caseiro e nada caro! Fiquei com muita vontade de experimentar o Pão de brócolos. Para a próxima!
  2. A localização, como vos disse! Sou super fã do ”LxFactory” e ”toda a hora é hora” para voltar!
  3. A simpatia dos produtores. Como o mercado é pequenino acaba por haver um ambiente meio familiar. Todos se conhecem e acabam também por conhecer os ”clientes do costume”. Gosto muito deste atendimento personalizado. Da relação de confiança que se cria entre vendedor e cliente.
  4. Molhos caseiros. Não aparece no video mas passei por uma ”banquinha” que vende molhos caseiros! Experimentei o ”ketchup” natural, sem conservantes, sem açúcar… e adorei! Óptima alternativa para quem é fã de ”molhenga”.
  5. O estacionamento. Infelizmente, Lisboa é uma cidade difícil no que toca a estacionar. O facto de haver parque dentro do LXfactory facilita muito a vida a toda a gente! Chegar e estacionar é hoje em dia um pequeno milagre dos céus.
Informação privilegiada

Apesar de, como vos disse, haver estacionamento, optem sempre por fugir à hora das refeições. Isto porque no LXFACTORY há vários restaurantes (muito bons, por sinal!) e durante a hora de almoço, principalmente, é provável haver muita gente.

E pronto! Gostei muito deste mercado de Domingo. É pequenino mas tem de tudo um pouco. Tem novidade, tem frescura… e tem principalmente simpatia, motivo pelo qual me apetece sempre voltar.

Visitem e digam-me o que acharam nos comentários!

 

Um Beijinho,

Elza Cordeiro

 

BÓNUS: És produtor e queres juntar-te a este mercado? Preenche o formulário aqui.

For the English version click here.