Noodles de Courgette à Bolonhesa

Olá, pessoas queridas!

Pois que após a nossa visita ao LX Rural (já espreitaram?), esta que vos escreve chegou a casa e arregaçou as mangas! Há lá coisa mais inspiradora do que gente simpática (os produtores daquele mercado são uma riqueza só), produtos fresquinhos e opções saudáveis? Não há senhores, ou talvez haja mas vamos todos fazer de conta que não 🙂

A receita que vos trago hoje é uma das minhas favoritas! Daquelas que ”desenrasca” nos dias que temos pouco tempo, paciência, mas que mesmo assim nos apetece qualquer coisa deliciosa.

Esta é a receita mais simples do reino das panelas, garanto-vos! Simples e deliciosa, versátil e amiga da linha, coisa que não sendo imperativa, também não é indiferente a ninguém. Especialmente à mulherada, agora entre os meses Junho e Setembro!

Bom, mas vamos à nossa receita! Começo por dizer que esta bolonhesa não tem carne. ”Ah que aldrabona, há lá bolonhesa sem chicha?”, respondem vocês. Há sim senhora. Aliás, a receita original não só não leva carne como se resume a isto: massa e molho de tomate.

Sendo que aqui a massa é substituída por noodles de courgette (mil vezes mais saudável) e o molho de tomate é o mais natural possível. Esqueçam os pacotinhos de compra, sim? Quem usar é um ovo podre!!!

INGREDIENTES (para duas pessoas)

– 1 courgette grandona
– 3 tomates chucha ( como são para transformar em molho convém que estejam bem maduros)
– 2 colheres de sopa de óleo de coco (podem usar azeite se preferirem)
– 1 colher de sobremesa de alho em pó
– 2 colher de sopa de orégãos secos
– 1 colher de sopa de leite de coco

MÃOS À OBRA

1. Cortem os tomates em cubos grosseiros e refoguem, numa frigideira, em óleo de coco. Não esqueçam de aproveitar bem a água que o tomate liberta, é nela que está grande parte do sabor!

2. Com uma espiralizadora de legumes (hoje em dia encontram com muita facilidade em vários supermercados), espiralizem a courgette e untem ao tomate (já semidesfeito).

3. Temperem com sal, orégãos, alho em pó, e quando estiver quase pronto, juntem o leite de coco, de forma a conseguir uma textura mais cremosa.

4. Num prato ”botem” a courgette e ”reguem” com o molho de tomate.

Se quiserem uma refeição mais completa, podem juntar cogumelos, tofu, um ovo escalfado…ou o que vos apetecer! Pessoalmente, gosto apenas assim. Simples e saboroso. Perfeito para um jantar leve, seguido de sofá e de ronha.

E o cheirinho a ”Itália” que fica na cozinha? Experimentem e depois contem-me tudo.

 

Beijinhos,
Elza Cordeiro

 

BÓNUS: É a primeira vez que ouves falar de uma espiralizadora de legumes? Descobre tudo aqui.

For the English version click here.