“If you fuel correctly, you’ll work out harder.”

Manuel Villacorta, Eating Free and Peruvian Power Foods

 

Se praticas alguma atividade física certamente já deves ter ouvido falar em como é importante a alimentação antes e depois do treino. Mas sabes quais alimentos que deves comer?

Hoje o nosso foco vai ser a alimentação antes do treino.

A alimentação antes da atividade física é de extrema importância para evitar o catabolismo proteico, ou seja, a degradação de proteína muscular para fornecer energia ao organismo e que se traduz em perda de massa muscular, e proporcionar melhor rendimento durante o exercício. A alimentação antes da atividade física evitará também tonturas e fadiga provocada por uma baixa dos níveis de açúcar no sangue.

Então qual a combinação perfeita?

Proteína + hidratos de carbono de baixo índice glicémico

A proteína no pré-treino tem a finalidade de fornecer aminoácidos essenciais para a recuperação muscular e os hidratos de carbono vão ser o combustível para os músculos, evitando a perda de massa muscular que ocorre quando a atividade física é feita em condições de alimentação inadequada.

O aconselhável é comer entre 1 hora e meia a 30 minutos antes do treino, sendo que, quanto mais próximo da hora do treino, mais ligeira deve ser a refeição.

Algumas sugestões (as quantidades variam de acordo com o praticante – peso, idade, objectivos – e a atividade física – tipo de treino, intensidade e duração do treino):

  • Banana + iogurte grego ou queijo quark
  • Aveia+ iogurte grego ou queijo quark + canela
  • Pão de cereais +queijo ou ovo mexido/cozido
  • Fatia de pão de cereais + banana + manteiga de amendoim
  • Batidos, por exemplo:
    • Leite de soja/arroz/aveia + banana (ou outra peça de fruta) + sementes + canela
    • Abacate + manga + laranja + canela
  • Barras proteicas, preferencialmente caseiras.

As sugestões apresentadas são recomendações, o ideal será que cada um seja seguido por um nutricionista desportivo, pois cada organismo é diferente e cada pessoa tem o seu objetivo de treino.

BONUS: Aqui têm a receita de uma barra proteica que nós, n'A MONTRA / THE WINDOW, adoramos.

For the English version click here.