Para mim, o Porto é uma daquelas cidades que combina perfeitamente tradição e inovação, sem nunca se substituírem e completando-se de uma forma extraordinária –sente-se nas ruas, nos museus, nos restaurantes… Agosto é um mês fantástico para visitar o Porto, porque a cidade está cheia de vida e há praias maravilhosas para conhecer por perto (com água a uma temperatura um pouco mais baixa do que as praias do sul do país, é certo, mas muito bonitas!).
Ficam algumas dicas para aproveitar o Porto neste mês de Agosto!

 

OUVIR

Verão na Casa”@ Casa da Música
A Casa da Música é um dos espaços culturais mais emblemáticos do Porto. O “Verão na Casa” começou em Junho, com a inauguração do Café Casa da Música e tem uma programação incrível durante todo o verão. Há concertos para todos os gostos, desde jazz a fado, pop e vários dj’s.

 

COMER

Francesinha Vegetariana @ Em Carne Viva
O “Em Carne Viva” é um restaurante vegetariano, situado num antigo edifício restaurado na Avenida da Boavista, que faz uma fantástica reinterpretação dos melhores pratos da cozinha tradicional. Além da francesinha vegetariana é possível provar outros pratos típicos adaptados, como o tofu à lagareiro. Atenção que só há francesinhas às quintas e sábados à hora de almoço. O espaço tem um jardim nas traseiras perfeito para os dias quentes de Agosto, que é também uma cafetaria e wine bar.

 

VER

“PIGS” @ Galeria Municipal do Porto
A exposição “PIGS”, com curadoria de Blanca de La Torre, está até dia 21 de Agosto na Galeria Municipal do Porto. Esta exposição é parte de um projecto maior que junta os países da zona euro que mais sofrem com a austeridade, aos quais se refere a sigla PIGS: Portugal, Itália, Grécia e Espanha. As obras expostas são de artistas dos quatro países e refletem sobre a unificação europeia e a relação entre os países do Norte e do Sul da Europa.

 

VISITAR

Dia & Noite @ Parque de Serralves
De todas as vezes que viajo até ao Porto, esta é uma paragem que nunca dispenso. O Parque de Serralves é classificado como Monumento Nacional desde 2012 e é um daqueles lugares para visitar e revisitar, onde se encontra sempre algo de novo.

Durante o mês de Agosto há pelo menos mais duas grandes razões para ir ou voltar ao Parque:

– Fazer uma visita nocturna ao monumento, que se encontra aberto até à meia-noite (até dia 28 de agosto) e viver a magia do “Há Luz no Parque”.

– Visitar a exposição “O Parque em Macro II”, que termina a 31 de Agosto e expõe os detalhes invisíveis a olho nu de pequenos objetos e seres vivos. A fauna e flora do Parque servem de mote à macrofotografia utilizada na mostra.

 

CONDUZIR

Passeio de canoa @ Rio Douro
O Rio Douro é lindíssimo e os passeios de barco são uma das principais atrações no Porto. Para aproveitar o Douro, ver as pontes e o Porto da perspetiva do Rio, que tal substituir o habitual cruzeiro por uma canoa? A Douro Academy, na Marina de Gaia, aluga canoas e faz passeios pelo Douro.

 

For the English version click here.