No próximo fim de semana, a nossa ilustradora Elsa Poderosa vai estar no Festival A Porta, em Leiria. Um festival dedicado à cultura e ao convívio, onde poderás sentir a magia da Poderosa espalhada pelos vários pontos da cidade.

“(com)domínio”, ilustração de Elsa Poderosa

Na Casa Plástica encontrarás (com)domínio, uma instalação da sua autoria que pretende trazer uma reflexão sobre a força da Natureza e do seu poder em dominar o espaço quando o Homem se ausenta. Já, na rua Latino Coelho (durante o fim de semana) serás surpreendido(a) por um mural pintado na hora pela Elsa.

“Vamos construir uma cidade?”, ilustração de Elsa Poderosa

No terceiro dia do festival, entre as 15:00 e as 17:00 a Poderosa tem um workshop especialmente preparado para os mais pequenos. “Vamos construir uma cidade?” propõe Elsa. Como seria a cidade dos teus sonhos? Teria mil piscinas ou um deserto no meio? E se a cidade fosse apenas uma casa gigante com todas as outras coisas lá dentro?

Deixa-te levar pelo imaginário da Elsa e vem visitá-la à Porta!

A PORTA

Leiria é palco, pelo terceiro ano consecutivo, do Festival A Porta, organizado pelo grupo Meia Dúzia e Meia de Gatos Pingados – um coletivo de artistas e profissionais que se preocupam em criar e unir sinergias em prol da cultura na cidade de Leiria. De uma ponta à outra, a cidade será envolvida num misto de artes visuais, cinema, oficinas criativas, música, festas e feiras, com lugar a concertos, espaços de convívio, exposições, jantares, workshops, e intervenções plásticas numa programação que abrange crianças e adultos e visitantes de todas as idades.

PROGRAMAÇÃO

A Porta abre-se já amanhã, dia 30 de maio, a partir das 20h, com dois jantares temáticos em casas privadas: um cubano e outro francês, acompanhados respetivamente pela atuação de Buena Vidaa Antisocial Club e Sheriff Papaya. No dia 31, contem com uma viagem pelos paladares da Grécia e Malta ao som de Obaa Sima e FOAM.

O plano de atividades para 1 e 2 de Junho será marcado pela música. Na quinta-feira, os Sean Riley & the Slow Riders, em parceria com a Fade In (a associação cultural leiriense que está por trás do Festival Entremuralhas), fazem história na cidade tocando um concerto exclusivo para 300 pessoas na Villa Portela, um challet oitocentista que abre as portas para receber a banda durante o festival. Os bilhetes têm um custo de 10€ e poderás adquiri-los na Loja Alquimia, na Arquivo-Bens Culturais, Lda, no Praça Caffèe e no Restaurante Ao Largo. Na sexta-feira, pelas 22:30, o Jardim Luís de Camões abrirá o palco com três atuações de Them Flying Monkeys, Stone Dead e a banda israelita Ouzo Bazooka.

Se apenas conseguires fazer uma viagem de um dia, sugiro-te sábado. O dia 3 será o dia chave do Festival A Porta, com uma programação de cair para o lado. Desde as 10:00 até às 2:00 da manhã, o festival tomará assalto da rua Barão Viamonte, mais conhecida por Rua Direita, uma das principais artérias comerciais da cidade. O plano inclui workshops propostos pela Inpulsar- Associação para o Desenvolvimento Comunitário – alguns direccionados a crianças, com a iniciativa A Portinha – curtas-metragens com curadoria Shortcutz Lisboa e Leiria Film Fest, teatro, jogos de mesa, dança, pinturas de fachada e até uma porta para a China. Inaugura-se a Casa Plástica, no nº4 com uma exposição interdisciplinar inspirada nas “Cidades Invisíveis” de Italo Calvino e a Feira Bandida e Feira Independente dão espaço à venda de artigos em segunda mão e edições de autor. Musicalmente falando, A Porta apresenta nomes como Lavoisier, The Twist Connection, Galgo, The Poppers, entre outros em inúmeros palcos.

No domingo e último dia deste maravilhoso Festival, será o Parque do Avião o centro de todas as atenções, com uma série de workshops e brincadeiras para crianças, campeonatos de skate, piqueniques, passeios de barco, caminhadas, feiras e até um programa de rádio ao vivo com a apresentação de 2 por 3 e Jerónimo, da Omnichord Records.

Como podes ver Leiria fervilha! Não percas a oportunidade de fazer uma visita a um dos festivais mais ecléticos do país! E, se quiseres participar nos workshops ou fazer parte da Feira Bandida, inscreve-te em: www.festivalaporta.com

A Porta espera por ti!

 

Estás um pouco confuso? Orienta-te e descarrega a app Find Eye Leiria e fica a par da rota e programação do Festival A Porta.


FESTIVAL A PORTA

http://www.festivalaporta.com/

https://www.facebook.com/festivalaporta


Para ler este texto em inglês clique aqui.

Click here to read this post in English.