De 8 de junho a 7 de julho, a nossa ilustradora Elsa Poderosa visita o Vertigo Rocódromo Lisboa, o maior espaço indoor de escalada em Portugal, para inspirar os escaladores com uma coleção de ilustrações sobre montanhas, intitulada The Great Escape. Na inauguração, quinta-feira a partir das 21 horas, convidamos-vos a partilharem contos, poemas, canções e estórias sobre montanhas.

A Elsa visitou a Suíça e viu montanhas a perder de vista. Viu montanhas brancas, salpicadas de rocha; viu montanhas onde as árvores cresciam nas encostas em declive, mas bem altas e direitas; viu montanhas que pareciam querer alcançar o céu, e alcançavam. As montanhas significam tanto para ela que esta exposição era inevitável. Seria sempre inevitável desenhar montanhas, quando tem tantas dentro de si. Vista de dentro, traz montanhas antagónicas e sempre intensas: podem ser escarpadas como pedra ou macias como a neve, podem ser desafiantes ou fazer-nos esmorecer, podem ser altas e solitárias ou mais baixas e ladeadas pela companhia de outras. Nunca subiu a uma montanha de verdade, mas sente que já chegou ao topo de muitas.

 

O Vertigo, maior rocódromo de Lisboa é um espaço onde o desporto, a cultura e as artes se cruzam em Lisboa. O complexo indoor que ocupa cerca de 400 m2 está vocacionado para a prática de escalada de uma forma segura e divertida e destina-se a todos os que buscam uma alternativa a ginásios convencionais e procuram uma nova forma de fazer desporto.

A Elsa Pedrosa vem diretamente de Monte Redondo, no concelho de Leiria. Estudou na cidade do Lis e licenciou-se em Design de Comunicação em Faro. Em Guimarães, torna-se mestre em Ilustração. Segundo a Elsa, a Poderosa “nasceu da vontade de acreditar no seu Poder e fazer sonhar os outros.” E assim o tem feito. Em Leiria, expôs no Banco de Portugal e na Livraria Arquivo e participou no Festival Entremuralhas. Passou por Guimarães, pelo Porto e agora é Lisboa, a cidade que se encontra sob o seu domínio. Na Amadora, pintou um mural inspirado nas ilustrações de Roque Gameiro e a cerâmica de Rafael Bordalo Pinheiro. Mas, o sonho da Poderosa é trabalhar como ilustradora e fazer livros para crianças. Um deles, O Menino Vazio, já foi lançado durante o seu mestrado. De registo autobiográfico, promete mexer com as nossas emoções.

 


Aqui estão algumas direcções para o teu conforto:


Vertigo Rocódromo Lisboa

Av. Infante Dom Henrique

Edifício Beira Rio – Fracção S

1950-408 Lisboa

vertigoroco@gmail.com // 96 789 0179

Aberto de Segunda a Quinta das 15:00 às 23:00 e  Sexta das 15:00 às 22:00

Sábado das 11:00 às 21:00 e Domingo das 11:00 às 18:00


 

Para ler este texto em inglês clique aqui.

Click here to read this post in English.