No próximo sábado, dia 15 de julho, a co-fundadora d’A MONTRA / THE WINDOW Joana Tadeu, estará presente no evento Zero Desperdício // Biovilla para uma conversa com Ana Milhazes Martins, autora do blog Ana, Go Slowly pelas 15:00, para vos falar sobre um estilo de vida sem desperdício.

O convite para esta conversa sobre como reduzir a produção individual de desperdício e contribuir para a consciência coletiva sobre este assunto surgiu a propósito da iniciativa ‘Desperdício Zero // Biovilla, um dia dedicado à sustentabilidade“, proposta pelo movimento Lixo Zero Portugal em parceria com a Biovilla Sustentabilidade.

Pela primeira vez em Portugal, surge uma iniciativa que se propõe a alertar a população para a importância da sustentabilidade e consciência ecológica num são convívio onde os participantes e visitantes, são convidados a partilhar e trocar ideias de forma a evitar o desperdício e criar um mundo cada vez mais sustentável.

O evento contará com inúmeras propostas sustentáveis para públicos diferentes:

  • Mercado de produtos sustentáveis com a presença de cerca de duas dezenas de produtores nacionais, regionais e locais que promovem a adopção de hábitos de consumo que protejam e valorizam o ambiente. Artigos de cosmética, vestuários e acessórios são algumas das várias ofertas disponíveis.
  • Área de street food dedicada à comida vegetariana.
  • Apresentação do livro Re-Use de Zélia Évora, com a participação da autora e um upcycling ao vivo, pela mesma.
  • Workshops & Oficinas.
  • Conversas pedagógicas.
  • Showcooking//Masterclass com Inês David, autora do livro Como assim Vegan? 
  • ‘Café Conserto’ a versão lusófona dos ‘Repair Cafés’ onde os participantes aprendem e ensinam a reparar, restaurar, recuperar e reutilizar os objetos que nos rodeiam.

Nas palavras da organização, a sensibilização e valorização ambiental são os únicos requisitos para a presença de ideias, artigos e produtos neste dia, havendo espaço para a criatividade e engenho dos mercadores. Assim sendo, é com a missão de combater o consumo desenfreado e despertar a consciência de que ainda é possível reverter o mal que temos feito ao nosso planeta que, nasce esta iniciativa. O público é, assim, incentivado a juntar-se ao movimento ‘desperdício zero’, levando a sua própria garrafa/copo reutilizável, guardanapos de tecido e, para as compras no mercado, sacos reutilizáveis.

A entrada no Mercado ‘Desperdício Zero // Biovilla’, que se realiza entre as 12:00 e as 18:00,  será por donativo livre e todos os workshops/oficinas serão gratuitos.

 

Vem viver um planeta sustentável!

Movimento Lixo Zero Portugal

O movimento Lixo Zero Portugal é uma comunidade de entreajuda, inspirada no estilo de vida de Bea Johnson – o “desperdício zero” que assenta na crença de que a grande mudança está nos pequenos passos que cada um faz em sua casa. Assim sendo, o movimento consiste num grupo de partilhas, troca de ideias e de apoio incondicional em prol de uma causa maior: um mundo mais sustentável!

Biovilla

Criado em 2010, a Biovilla pretende ser a marca em Portugal onde o conceito de sustentabilidade seja implementado na sua plenitude, ou seja, os valores e ideais ambientais, sociais e económicos se interliguem de uma forma consistente, auto-suficiente e eficiente. Consequentemente, torna-se num espaço de inovação, de experimentação e de união para a sustentabilidade procurando na ilimitada criatividade humana soluções e alternativas para os maiores desafios actuais da humanidade.

 


Algumas direcções para o teu conforto:


Desperdício Zero // Mercado Biovilla

Herdade de Pinhal Basto

Vale de Barris

2950-055 Palmela

geral@biovilla.org | 21 235 1224


Para ler este texto em inglês clique aqui.

Click here to read this post in English.