Overshoot day, 2 de Agosto de 2017

Nunca ouviram falar? Eu explico!

Overshoot day é o dia em que entramos em dívida com o nosso planeta. Eu explico melhor. Todos os anos esta data varia, mas o que aconteceu no dia 2 de agosto foi que esgotámos os recursos naturais de 2018 do nosso planeta. Na verdade, já estamos em dívida há muito tempo, e é por isso que, neste momento precisaríamos de 1,7 planetas terra para equilibrar aquilo que gastamos.

A gravidade destes números reflete-se em todas as esferas da nossa vida e nos quatros cantos do planeta. Todavia, a culpa não é só do vizinho, mas de cada um de nós, em cada passo que damos, provavelmente de carro; cada compra que fazemos, provavelmente num saco de plástico e cada vez que comemos, por exemplo, um bocado de carne.

No entanto é possível equilibrar a balança até 2050, se entretanto atrasarmos o overshoot day entre 4 a 5 dias. Para que isso aconteça temos mesmo de mudar muita coisa:

  • Consumir menos e de forma sustentável.
  • Reduzir consumo de produtos de origem animal.
  • Reutilizar e consertar objectos pessoais e eletrónicos.
  • Andar a pé, bicicleta ou de transportes.
  • Participar ativamente na comunidade na criação de melhores infraestruturas e politicas sustentáveis.

No site oficial do overshoot day podem calcular a vossa pegada e perceber quando é que foi o vosso dia. O dia 2 de agosto marca o dia mundial, mas de acordo com o nosso estilo de vida esta data pode variar antes ou depois do dia 2. Sugiro que façam o teste, para perceberem o impacto que têm no planeta. O primeiro passo será mesmo tomarmos consciência deste número.

 

Para ler este texto em inglês clique aqui.

Click here to read this post in English.