No próximo dia 27 de outubro, pelas 18:00, a co-fundadora d’ A MONTRA / THE WINDOW Joana Tadeu, estará presente no evento Imp!act Lisboa para uma conversa sobre um estilo de vida sem desperdício – “ZERO WASTE, FULL LIFE”.

O convite para esta conversa sobre como reduzir a produção individual de desperdício e contribuir para a consciência coletiva sobre este assunto vai ao encontro da iniciativa ‘Imp!act Lisboa’, proposta pela Imp!act – Euforia em parceria com a Impact Hub Lisboa, a Changing Wave e o GASTagus. Falar sobre os problemas sociais e ambientais é um dos propósitos deste evento.

Imp!act

A Euforia, organizadora do Imp!act, é uma ONG que promove a inovação social orientada para jovens. A sua missão passa por reunir pessoas para imaginar, projetar e implementar soluções ousadas para os desafios sociais, ambientais e económicos. Unindo diferentes gerações, negócios e sociedade civil, têm em mente transformar o sistema educacional, fornecendo eventos divertidos e formações que inspiram e capacitam as pessoas a deixarem de ser passivas e trabalharem num objetivo comum, o de mudança. A Euforia tem como objetivo ampliar esta abordagem de forma a ter um impacto em mais de 10 milhões de jovens em todo o mundo até 2020 e acreditam que até 2030 será possível ver este movimento liderado pela juventude levar a cabo uma mudança social no que diz respeito a um estilo de vida mais sustentável e adequado à atualidade.

Com o apoio de especialistas internacionais reconhecidos pelo seu trabalho, têm vindo a desenvolver eventos desafiantes e formações que oferecem oportunidades de aprendizagem únicas para jovens e executivos. Nesta busca pela mudança, é do interesse da Euforia dar a conhecer aos seus participantes jovens cujo envolvimento tenha resultado numa diferença tangível junto das respetivas comunidades com as quais desenvolveram trabalho. É do interesse da Euforia desafiar noções preconcebidas sobre a capacidade de provocar mudanças através de tarefas concretas e aparentemente impossíveis, empregando uma metodologia holística que passa pela construção de equipas e prototipagem rápida, permitindo que os diversos grupos e indivíduos superem a dúvida e letargia de forma a libertarem o seu verdadeiro potencial de mudança e transformação.

Impact Hub Lisboa

A Impact Hub Lisboa, um dos principais parceiros da Imp!act Lisboa é uma comunidade global de empreendedores de impacto que “acredita na inovação, colaboração e empatia como motores na construção de um mundo inclusivo e sustentável para todos”. É constituído por um grupo diversificado e multifacetado de empreendedores, criativos, estudantes e educadores que se preocupam em contribuir para a sustentabilidade do ponto de vista económico, social e ambiental.

Changing Wave

A Changing Wave é uma associação que potencia os jovens através das artes (música, dança e teatro) a promover a igualdade. Luta pela discriminação zero e tem como objetivo catalisar uma onda de mudança, capaz de criar um verdadeiro impacto em gerações atuais e futuras.

GASTagus

O GASTagus apresenta-se com o propósito de sensibilizar jovens universitários para as desigualdades que se manifestam globalmente. Neste sentido, são criados projetos de voluntariado em Portugal e África. É esperado que os voluntários sejam capazes de assumir uma atitude responsável e consciente de participação ativa na sociedade e de servir como modelo nas comunidades.

Queres fazer a diferença, mas não sabes onde começar? Estás cheio de ideias mas falta-te a confiança ou uma equipa com quem as implementar? Então o imp!act Lisboa é para ti!

Durante o evento vais conhecer 20 a 40 jovens entre os 18 e os 35 anos e desenvolver soluções locais para problemas globais. Depois de muito brainstorming e atividades em equipa, terás oportunidade de trabalhar em grupo para desenvolver o teu próprio projeto social ou ambiental, testando-o em tempo real. Receberás ainda feedback e sugestões de peritos social ou ambiental, tudo isto em 3 dias e meio! O teu projeto pode ser uma das respostas para resolver problemas de cariz social ou ambiental.

Programa

Dia 1 (18:30 – 20:00) ‘Inspiração’: Deixa-te inspirar pelos changemakers convidados e começa a partilhar as tuas ideias de projetos.

Dia 2 (9:00 – 20:00) ‘Deixa a criatividade reinar’: Aprende como transformar os teus interesses em projetos concretos. Depois de um festival de pitches (apresentações de 1 min), os grupos serão formados e começarão a trabalhar nos projetos.

Dia 3 (9:00 – 20:00) ‘Confronto com a realidade’: Testa as tuas ideias de projetos em equipa partindo para o terreno.

Dia 4 (9:00 – 20:00 + party) ‘Dá asas às tuas ideias’: Os projetos são afinados com a ajuda dos peritos antes da apresentação final perante o júri.

O preço mínimo para aderires ao imp!act são 35€. Este valor foi definido para que o evento pudesse ser acessível a todos. Na realidade, o custo real do Imp!act é acima deste valor. Por esta razão, se quiseres ou puderes fazer uma contribuição maior, estarás a ajudar a imp!act lisboa a garantir a sustentabilidade do evento.

Ainda não estás convencido?

Talvez estes argumentos e o vídeo abaixo te levem a considerar:

  • Recebe o impulso para passares das ideias à ação;
  • Desenvolve competências pessoais e profissionais que te servirão para o resto da vida;
  • Aprende a cativar uma audiência com a tua apresentação, como transformar uma ideia num projeto ou como convencer pessoas ou financiadores a participar no teu projeto;
  • Conhece peritos de empresas, ONG’s, empresas sociais, bem como uma comunidade de changemakers altamente motivados.

E acima de tudo, não subestimes a energia positiva que se cria quando segues aquilo que te apaixona ou simplesmente usa a tua criatividade para mudares as coisas. Vais trabalhar duro, mas não te preocupes, pois haverá muito tempo e espaço para nos divertirmos.

Para te inscreveres no Imp!act Lisboa clica aqui.

Qualquer dúvida ou questão não hesites em enviar um email para: impact.lisboa@euforia.org.

 


Algumas direcções para o teu conforto:

 


Imp!act Lisboa

Rua 1º de Maio, 103

Alcântara

Lisboa, 1300-472

impact.lisboa@euforia.org


Para ler este texto em inglês clique aqui.

Click here to read this post in English.