O projeto Estrelas e Ouriços que surgiu em 2007 e desde então se dedica a facilitar momentos felizes entre pais e filhos recebeu, este ano, o Prémio Cinco Estrelas na categoria de Roteiros e Atividades em Família. Mais recentemente, e no contexto do prémio recebido, a plataforma online tem vindo a trabalhar no sentido de marcar a sua presença na comunidade, fazendo de ideias projetos reais.

Com uma agenda cultural e de lazer acessível a todos, a Estrelas e Ouriços manifesta-se pela intervenção de grupos específicos, desafiando-os a diversas experiências e atividades. Abarca programas, oficinas; exposições que preencham as necessidades e os interesses de todos, sejam eles pagos, gratuitos, de entretenimento ou de carácter pedagógico, descobrindo locais, serviços e produtos “amigos das crianças“.

 

Na plataforma online, poderás encontrar o roteiro Estrelas e Ouriços – uma publicação de atividades culturais e lazer que inclui sugestões mensais de cinema, teatro, exposições, concertos, bibliotecas, ateliês, programas de passeio e artigos temáticos no âmbito da pedagogia, culinária e de interesse geral das famílias.

Sobre a alçada da ‘Estrela e Ouriços na Comunidade’, a intervenção da ‘Estrela e Ouriços’ encontrou uma nova abordagem através dos seguintes projetos:

O menino que colecionava estrelas

“Porque é que sou diferente dos outros meninos, mãe?”. O menino que colecionava estrelas conta a história do João, um menino que, certo dia, subiu a uma montanha atrás de uma música que parecia de festa. Quando chegou ao topo conheceu vários meninos, todos eles diferentes e todos eles diferentes, únicos e especiais. A história foi escrita pelas mãos de Joana, mãe do Tiago, um menino com paralisia cerebral. Apaixonada por ilustração, a Ana foi desafiada a dar traço às palavras da Joana e a Esfera dos Livros tornou a ideia possível, editando o livro.

Judo na Casa do Gil

A Estrela e Ouriços desafiou a Casa do Gil para um projeto diferente e estes aceitaram. A atividade escolhida foi o judo. Para além da componente desportiva, outros temas vindos do Japão foram introduzidos e desenvolvidos, tais como a arte dos origamis e o desenho japonês. São aulas vividas com grande vontade de aprender e ir mais além, desafiando os alunos e criando novas rotinas e compromissos, sejam eles fotografias, desenhos, construções ou histórias por fabricar.

Viver Portugal

Com o intuito de proporcionar experiências de cultura e lazer aos jovens integrados na CACR – Casa de Acolhimento para Crianças Refugiadas, a Viver Portugal é um conjunto de viagens pelo nosso país. A cada mês há uma atividade, uma nova experiência, um novo tema para desenvolver nas aulas de português. Momentos vividos em grupo, por jovens sem um passado comum: com nacionalidades diferentes, línguas diferentes, percursos diferentes.

Falar com Mães

Falar com mães é um ciclo de sessões temáticas para mães jovens e em condição social desfavorecida, acompanhadas pelo Banco do Bebé e pela Associação Humanidades. São abordados temas do dia-a-dia da relação mãe-filho, tais como a alimentação saudável, os cuidados primários, a importância de brincar e estimular o bebé e desenvolvidas ações teóricas e práticas que contam com a participação dos bebés.

Atividades, projetos, roteiros. A ‘Estrela e Ouriços’ é isto e muito mais. Mas acima de tudo, é um projeto que se propõe a concretizar bons momentos em família, soltando sorrisos e construindo memórias felizes!

 

BÓNUS: Já podes aceder à Estrelas e Ouriços num dispositivo móvel. Clica aqui para
descarregares a app.

Para ler este texto em inglês clique aqui.

Click here to read this post in English.